segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Aceita uma xícara de chá ?

Domingo. Dia de descanso.

Dia, ou melhor, a noite em que,de fato, dei início a este blog.A idéia do blog é falar sobre qualquer assunto. Com menos drama.

Esta foi uma semana de muitos assuntos nas redes sociais: Pinheirinho, Cracolândia, BBB, maus tratos a animais, menos da Luisa que estava no Canadá... Aliás, por causa da Luísa, percebi quantas pessoas de meu convívio real e virtual fazem drama por pouco. Luisa foi uma piada involuntária. Ou não. Mas que gerou inúmeras piadas, muitas delas extremamente criativas e divertidas. E então veio uma enxurrada de pessoas reclamando que já fomos mais inteligentes e andamos mais alienados por brincarmos e darmos corda pra Luisa. Devem ser pessoas que não jogam conversa fora numa mesa de bar, bebendo um chopp, que não assistem nenhum programa fútil, que não ficam à toa numa rede no final da tarde e que não possuem nenhum guilty pleasure.. Afinal, o mundo está em crise, precisando de pessoas engajadas, atuantes, politizadas. Intelectuais profissionais que nunca contam piadas, nem riem de nada, muito menos de si mesmos, o que é uma pena.

Viram? 37 não é febre. Menos drama e um pouco de bom humor diário. Devia ter receita médica pra isto.

Então, num domingo a noite, precisei de uma xícara de chá, pra desanuviar. Me dei uma xícara de chá de camomila. Adoro o som da xícara de porcelana sendo colocada no pires. Me traz muitas lembranças.

Enfim, meu pensamento voou, como sempre, na velocidade da luz. E resolvi falar aqui sobre medo, que muitas vezes anda junto com o drama.

Esta semana enfrentei com minha filha algumas noites de "medo de ter pesadelo, medo do escuro, medo, medo". Medos naturais, da idade. Nada sério e nem as reações dela foram graves.

Medo se combate. Primeiro é preciso legitimá-lo, depois desconstruí-lo. E, quando tudo mais falhar, o jeito é conviver com eles. Com a criança nesta idade vamos usando a razão, argumentos para mostrar que é possível vencê-los, mostrar como a criança pode ser mais forte que seu medo. Tudo isto, sempre, sempre mesmo, embalado com algo muito importante: um abraço. Sim por que, na hora do terror, precisamos abraçar a criança, confortá-la, fazê-la sentir-se segura, para então, calmamente, falar do assunto.

Parei pra pensar sobre os medos, porque eu também os tenho. Todos temos. Foi um de meus medos que me fez precisar de uma xícara de chá. Me sentei, bebi meu chá, ouvi o som da porcelana, me deixei levar por suas boas lembranças, pensei sobre meus medos, racionalizei sobre eles e depois pensei sobre este texto.

Comecei a escrever num bloquinho, antes que as idéias fugissem. Tracei paralelos sobre como crescemos e continuamos tendo que aprender a lidar com os medos diariamente. Coragem não é a ausência de medo, mas sim enfrentá-los. Então nos sentimos vivos, fortes, renovados.

Então, mesmo que não estivesse mais com medo, fui dar um abraço no meu marido, porque abraço sempre é bom. E fui dormir rindo, pensando na ironia de tentar ensinar para minha filha mais uma coisa que eu, ainda, estou aprendendo a fazer.

Hoje começou uma nova semana. E eu a inicio com menos medo, com o habitual bom humor e sem drama. E, se eu sentir medo novamente, refletirei sobre eles, ao som de uma xícara de porcelana com chá reconfortante; ou pedirei um abraço; ou tudo isto junto.

 Boa semana!

14 comentários:

  1. Maravilha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Quero mais!
    bjks

    ResponderExcluir
  2. vontade de tomar chá e abraçar todos vocêssss =)

    ResponderExcluir
  3. Ahhh concordo com a Carol, vontade de tomar chá e abraçar vcs tb!!!
    É incrível como a vida nos prega peças / situações em que tentamos ajudar outra pessoa a vencer algo que nem nós ainda sabemos direito como lidar né?
    Achei lindo seu relato Bia... e achei mto legal vc ter criado o blog! Estarei sempre acompanhando :)
    E sim, aceito a xícara de chá! :D

    Beijos querida e uma semana bem feliz!

    ResponderExcluir
  4. Saudades master de você!!! Lindo texto...já me falaram que eu também deveria escrever, mas ainda tenho medo. Talvez umas boas xícaras de chá o levem para longe!
    Beijos no coração minha amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encha a cara de chá e vá em frente hahahahaha Saudades também. Escreva sim. Muito. Seguirei. Beijos

      Excluir
  5. Bia Dumbledore.
    Como diria o GRANDE mestre de HP: "Quando se está no escuro, às vezes, precisa somente acender a luz".
    =)

    ResponderExcluir
  6. feliz blog novo, cheio de riqueza e xícaras de porcelana.

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga aqui, fique por perto. Assim a saudade diminui, né?

      Excluir
  7. gostei !!!!
    vida longa pra vc e para o blog !!!
    beijos de chá !

    ResponderExcluir